O Departamento de Polícia de São Francisco está investigando um acidente envolvendo um veículo autônomo Zoox que bateu na porta do motorista de um carro estacionado, descobriu o TechCrunch.
Os policiais responderam ao acidente, que ocorreu por volta das 14h, horário local, do dia 17 de janeiro, perto do cruzamento das ruas 15th e Mission, de acordo com o departamento. O robotáxi Zoox estava viajando pela 15th Street quando um embaixador de rua chamado Jamel Durden abriu a porta do motorista de seu Cadillac Coupe DeVille 1977, de acordo com MissionLocal, que primeiro relatou o acidente.
A mão de Durden teria sido quebrada durante o acidente, e o veículo Zoox sofreu danos nas portas de vidro. O Departamento de Polícia de São Francisco (SFPD) disse ao TechCrunch que o veículo Zoox transportava um passageiro no momento, o que não foi relatado anteriormente. Esse passageiro era funcionário da Zoox, segundo a empresa, e não ficou ferido, o que confirmou o SFPD.
O departamento de polícia se recusou a fornecer ao TechCrunch um relatório do incidente “(devido ao fato de ainda ser uma investigação aberta”. A Zoox apresentou seu próprio relatório policial sobre o incidente, disse a empresa ao TechCrunch, mas disse que nenhum detalhe adicional foi solicitado. Num comunicado de 20 de janeiro, a Zoox disse que estava “cooperando com as autoridades locais para fornecer um relato preciso do incidente”.
O Departamento de Veículos Motorizados da Califórnia, que regulamenta os veículos autônomos no estado, também se reuniu com a Zoox sobre o acidente de 17 de janeiro. O DMV disse ao TechCrunch que a Zoox apresentou um relatório de acidente “em conformidade com os regulamentos da Califórnia”. Esse relatório ainda não está disponível publicamente.
A Zoox está nos estágios iniciais de construção de seu serviço de robotáxi em São Francisco. Em novembro, a empresa passou a oferecer passeios gratuitos para membros do público que fazem parte do programa de primeiros pilotos “Zoox Explorer”. A empresa está operando um programa semelhante em Las Vegas, Nevada.
Esta implementação trouxe desafios. A empresa de propriedade da Amazon emitiu um recall em dezembro para corrigir um problema em que alguns de seus veículos cruzavam as faixas centrais e bloqueando faixas de pedestres. (Zoox também emitiu duas atualizações de software diferentes durante recalls no início de 2025, antes de começar a oferecer passeios públicos.)
Evento Techcrunch
São Francisco
|
13 a 15 de outubro de 2026
O acidente de janeiro em São Francisco aconteceu quando Durden “de repente abriu” a porta de seu carro na direção do robotáxi, segundo Zoox. A empresa disse que o robotáxi “identificou a porta que se abria e tentou evitá-la, mas o contato foi inevitável”. (O empregador de Durden não foi encontrado para comentar.)
A Zoox também disse que ofereceu atendimento médico a Durden, que supostamente recusou. De acordo com MissionLocal, Durden recusou tratamento médico até que seu carro fosse rebocado.
“Segurança e transparência são fundamentais para a Zoox e estamos cooperando com as autoridades locais para fornecer um relato preciso do incidente”, afirmou a empresa em comunicado.
Fonte: TechCrunch