A diretoria do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias (Sacema), por meio do presidente Carlos Augusto, faz um balanço altamente positivo das atividades desenvolvidas ao longo de 2025, ano marcado por importantes avanços e conquistas para a categoria.
De acordo com o presidente, as ações do sindicato resultaram em benefícios concretos para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE), fortalecendo a valorização profissional e a representatividade da categoria.
Entre as principais conquistas de 2025, destacam-se:
Reabertura da mesa de negociação com o município;
Vitória na eleição do Aracaju Previdência, garantindo ao Sacema duas vagas de representação;
Participação como delegado, representando os trabalhadores da saúde, na 17ª Plenária Nacional da CUT;
Participação ativa na construção da Reforma da Previdência do município;
Realização do curso técnico para agentes de saúde, com a formatura da 1ª turma, que contou com mais de 500 formandos;
Conquista de um dia de folga em homenagem ao Dia do Agente de Saúde;
Conquista histórica da aprovação do novo Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos (PCCV), com a aplicação do Piso Salarial Profissional Nacional, além da revisão salarial dos aposentados de 2019, em diante, terão a revisão salarial que passa a ser de dois salários mínimos.
Carlos Augusto ressaltou que os resultados refletem o compromisso da diretoria com a luta sindical, o diálogo e a defesa dos direitos dos trabalhadores da saúde, reafirmando que o Sacema seguirá firme na busca por mais avanços para a categoria.